quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O ser humano, desde pequeno busca ser independente. Por exemplo, o maior desejo de uma criança é crescer, crescer não para se tornar adulta, mas sim para ter independência. A partir do momento em que deixamos de ser criança, sentimo-nos livres, e ninguém mais nos controla, somos donos da nossa própria vida, fazemos o que queremos, bebemos, fumamos, vamos para balada, e mesmo que nossos pais se mostrem preocupados, não estamos nem aí para eles, afinal de contas crescemos e cuidamos cada um de nossas próprias vidas.

Claro que esta é a visão daqueles que vivem conforme as paixões e vontades do mundo, e crêem veemente que viver assim é ter liberdade. Mas para viver uma liberdade verdadeira, é preciso conhecer a verdade.

A primeira verdade é a de que você e livre e por isso faz o que bem quiser a hora que quiser, essa liberdade Jesus lhe deu quando morreu lá na cruz. Porém alerto você que todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma (I Corintios 6:12). O que quer dizer, que não posso sair por aí fazendo tudo que quero, pois nem tudo é agradável aos olhos do Senhor.

Embora dotados com liberdade, somos enganados por satanás e passamos a viver uma falsa liberdade, e se queremos ser realmente livres, precisamos conquistá-la e por isso o Senhor Jesus disse: Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (João 8:32).

E que verdade é essa?

Nas palavras de Jesus é; Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres (João 8:36). Observamos neste versículo que Jesus sabia da existência de uma falsa liberdade, e por isso Ele diz que precisamos conhecer o propósito de Deus para sermos verdadeiramente livres.

O apóstolo Paulo também sabia que muitos viviam uma falsa liberdade, e alertava o povo sobre discursos falsos e enganadores. Em Gálatas 5:13 diz: Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. O apóstolo Paulo em Tiago 1:25 diz: Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.

Outro ponto da liberdade que Jesus nos presenteou, é a de que afastemo-nos de tudo quanto é mal e desagradável para o nosso Senhor. Sabemos que todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm, em Tiago 1:16 está escrito; Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.

Caminhar em Espírito; note no versículo que a palavra espírito está escrita com letra maiúscula, isso significa que devemos andar com o Espírito Santo e não se envergonhar dele e onde quer que você vá, convide o Espírito Santo para ir com você, e se o Espírito Santo não pode ir com você em alguns lugares, então pode ter certeza que tal lugar não é agradável ao Senhor.

O nosso convite e que você se afaste das obras da carne, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas… (Gálatas 5:19-21). E conquiste sua liberdade através de Jesus, pois Ele é o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vai ao Pai, senão por Ele (João 14:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário