terça-feira, 5 de outubro de 2010

O Deserto...

Um ser humano pode passar 03 dias sem bebida e 40 dias sem comida. Depois disso, seu organismo começa a entrar em colapso, e ele pode vir a óbito. Esses são limites físicos . 
Há inúmeros exemplos bíblicos, mas, quero mencionar apenas um; o de Jesus.

Existe uma frase muito interessante que diz:
-Você pode ser igual a Deus? -pergunte a serpente no Éden.
-Você pode ser verdadeiramente humano? -pergunte ao tentador no deserto! (Philipe Yancey)

Existem desertos naturais e desertos espirituais. Eu mesma posso dizer que já passei e tenho passado por ambos. Mas a grande questão não é como evitar o deserto ou como saltar o deserto. A grande questão é:
COMO PASSAR PELA ADVERSIDADE, PELA DÚVIDA, PELA ESCASSEZ, PELA DOR, PELA ENFERMIDADE, ATÉ MESMO PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE E SAIR FORTALECIDO.
Há algum tempo, uma palavra ficou martelando em minha mente:

COMO ATRAVESSAR UM DESERTO SEM SE TORNAR UM!!!

Mateus 4:1-2

Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;

Jesus era 100% Deus, mas também era 100% homem.Ele possuía os mesmos limites físicos. Por isso teve fome. Ele estava privado de alguns itens essenciais para a sobrevivência. Estava só, sem conforto, sem segurança, sem alimento. Tudo isso o tornava vulnerável as tentações. Haveria momento mais propício? Ora mais apropriada para lançar dúvidas quanto nossa filiação divina?
Jesus acabara de ter uma experiência tremenda com a Glória de Deus. E em seguida sobreveio o deserto. Tenho olhado para muitas de nós e visto inúmeras semelhanças. Vivemos um encontro maravilhoso com Jesus, uma entrega especial a Ele e de repente....seca,deserto. Quantas pessoas desanimadas, frias, acomodadas, tendo que lutar para manter a chama acesa. A tendência natural do deserto é nos fazer secar. O local inóspito, traz em si a ausência de vida. Como então, atravessar tal obstáculo e ainda sair fortalecido?

Mateus 4:3-4

E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

Por que pedras? Por que não cactos? Ou areia? Por que pedras?

Embora o diabo pensasse estar apenas desafiando Jesus com elementos naturais, há algo espiritual a ser revelado para nós em tudo isso.
Satanás desafiou Jesus a fazer das pedras naturais, pão natural. Ao que Jesus responde:

Nem só de pão...
Não apenas de pedras-pães naturais que sereis fartos. Mas da palavra . A insinuação de satanás trazia em si a revelação de Pedra angular, a que nos fartaria espiritualmente.
O inimigo não tem revelação da Palavra, a revelação é dada através do Espírito Santo. Por isso ele é sempre literal, religioso.
Ele só podia ver naturalmente pedras. Ele não entendia a verdade sobre Jesus ser o Pão vivo que desceu do Céus.

Em tempo de deserto você precisa olhar as pedras e ver provisão. Vc precisa olhar para os obstáculos e se alimentar não de dúvidas geradas pela circunstâncias, mas, da Palavra.
O diabo quer sempre distorcer o caráter de Deus. Ele sempre utiliza no inicio de suas frases ele sempre menciona Se és... tentando inocular dúvida no coração de Jesus. 
O deserto sempre traz dúvida!

Vc duvida se está no lugar certo. Duvida da bondade de Deus. Duvida da sua fé. Duvida da salvação.
Você só transformará as pedras em pães rebatendo a dúvida com a palavra de Deus.

Mt 4:5 a 7
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,

E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.

Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.

De que jeito vc poderá ter certeza que é filho ou filha de Deus se não colocar à prova a capacidade Dele de protegê-lo?
Todos seremos tocados! Em algum momento nossas vidas serão tocadas pela tribulação.

No meio do deserto questionamos os valores, a doutrina, a palavra. O confronto nessa etapa é sobre os fundamentos de sua fé. Por isso, Jesus foi levado a Cidade Santa, ao cume do templo. 
Fé é combustível para os que crêem. Para os que não aprofundaram as raízes o meio do deserto trará sequidão. O meio significa metade. Aqui você poderá olhar para trás e ver o que já percorreu e perseverar. ou olhar para frente e ver ainda o que precisa ser atravessado e .....DESISTIR.

Você sabe como uma pessoa morre no deserto? Parece que é uma das formas menos dolorosas. Pq vc vai sentido sono, cansaço, resolve deitar e morre. Lentamente. Quantos não estão se sentido exatamente assim? Cansados, sonolentos, estão dormindo para morrer...secar e não estão dando conta disso?

Vc precisa ter a perspectiva certa para ver o deserto e enxergar pela fé o oásis. 
Não pegue o binóculo e olhe pelo lado errado!!!!
Tudo que devia ser grande torna-se pequeno! E tudo que devia ser pequeno torna-se grande!

Mt 4:8a10

Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.

E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

Levou-o a um monte muito alto. Montes altos. Lugares altos. Atraídos pelas bênçãos. Pela fama. Pelas promoções. Pelo dinheiro. Montes aonde satanás infla

Ao se ver tentado Jesus nos deixou a maneira de vencer essa etapa. ADORE!!! ADORAÇÃO!!! A adoração eleva a Cristo e não a nós. Ele é colocado no lugar alto. Ela te faz ter a perspectiva certa. Quão mais alto vc for na adoração menos vc dependerá das coisas desse mundo. Vc será fortalecido, liberto, restaurado.

Não há nada pior do que estar no deserto sem a companhia de Deus. Então como faremos a terra seca jorrar água?

COM PÉS QUE PULAM E DANÇAM, MÃOS QUE SE ELEVAM E VOZES QUE CLAMAM. ASSIM FAREMOS AS ÁGUAS PROFUNDAS VIREM À TONA. SEMPRE ANTES DE CHOVER O TEMPO FECHA. SE OS CÉUS ESTÃO FECHADOS, SE TUDO PARECE CINZENTO, ALEGRE-SE, AS CHUVAS ESTÃO CHEGANDO!!!!!


Guardem a fé, guardem o coração. Não há nada mais precioso que o amor do Pai. Do que ser sustentado por Jesus. 
Guardem, guardem o maior tesouro que temos!
Podemos ficar prostradas no corpo, na alma, mas no Espírito, não ficaremos não!


" O AMOR JAMAIS TE ESQUECE! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário